IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arábia Saudita deve fornecer petróleo extra à Índia em meio a sanções ao Irã

10/10/2018 12h29

Por Jessica Jaganathan e Nidhi Verma

CINGAPURA/NOVA DÉLHI (Reuters) - A Arábia Saudita, maior exportadora mundial de petróleo, fornecerá aos compradores indianos mais 4 milhões de barris de petróleo bruto em novembro, disseram várias fontes familiarizadas com o assunto nesta quarta-feira.

As cargas extras indicam uma disposição da Arábia Saudita para aumentar a oferta de petróleo para compensar o déficit, uma vez que as sanções dos Estados Unidos às exportações de petróleo do Irã, o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), começam em 4 de novembro.

A Índia é o maior cliente de petróleo do Irã depois da China, embora várias refinarias tenham indicado que deixarão de usar barris iranianos por causa das sanções.

Reliance Industries , Hindustan Petroleum , Bharat Petroleum e Mangalore Refinery Petrochemicals estão buscando um adicional de 1 milhão de barris cada para novembro, provenientes da Arábia Saudita, disseram as fontes.

Três das empresas não responderam imediatamente a um e-mail da Reuters em busca de comentários. A Mangalore Refinery Petrochemicals preferiu não comentar o assunto.

A produtora de petróleo estatal Saudi Aramco não estava imediatamente disponível para falar sobre o caso.

(Por Nidhi Verma, em Nova Délhi, Jessica Jaganathan e Florence Tan, em Cingapura)