IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras reduzirá preço da gasolina nas refinarias em 0,9% a partir de quinta-feira

10/10/2018 12h11

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias em 0,9 por cento, para 2,1691 reais por litro, a partir de quinta-feira, após o preço ter recuado também na terça-feira, de acordo com informação do site da estatal.

As duas quedas ocorreram depois que a petroleira manteve o preço médio estável por 11 dias até a última segunda-feira.

Na semana passada, o preço médio nos postos do Brasil atingiram recorde nominal de 4,7 reais por litro, o que representou uma alta de 0,09 por cento ante a semana anterior, segundo informou a reguladora ANP.

A atual política de preços da companhia busca manter a paridade de preço internacional em busca de rentabilidade.

A Petrobras não informou os motivos dos movimentos de preço, mas na última semana o dólar tem caído frente ao real, devido a questões eleitorais, o que interfere na paridade de importação.

Entretanto, para reduzir a volatilidade no mercado interno de gasolina, adotou recentemente um instrumento de hedge que permite segurar possíveis reajustes por até 15 dias, evitando perdas.

A opção de adotar mecanismo de hedge, calcada em contratos futuros do combustível nos EUA, completou um mês no último sábado e permitiu um recuo importante da volatilidade nos preços das refinarias.

No caso do diesel, a Petrobras mantém os preços congelados em 2,3606 reais por litro, devido a adesão ao programa de subvenção ao combustível, lançado em junho, pelo governo federal. Por meio dele, a as empresas praticam preços estipulados pelo governo, podendo ser ressarcidas em até 0,30 real por litro, dependendo do mercado.

(Por Marta Nogueira)