ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Setor industrial da China tem leve crescimento em outubro, mostra PMI do Caixin

01/11/2018 07h25

PEQUIM (Reuters) - O setor industrial da China registrou apenas leve crescimento em outubro depois de estagnar no mês anterior, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), com a contração nas encomendas de exportação destacando a pressão sobre a economia em meio à intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos.

O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu para 50,1 em outubro de 50,0 em setembro. Economistas consultados pela Reuters projetavam leitura de 49,9. A marca de 50 separa crescimento de contração.

O leve crescimento do mês passado ficou em linha com o PMI oficial divulgado na quarta-feira, que mostrou que o setor industrial da China expandiu no ritmo mais fraco em mais de dois anos.

O desempenho sustenta expectativas de mais estímulo por parte de Pequim, que tenta impedir uma forte contração da economia. A disputa comercial entre China e EUA e os riscos dessa disputa para as economias chinesa e global têm afetado os mercados financeiros.

A pesquisa do Caixin mostrou que a produção industrial caiu pelo segundo mês seguido e ficou apenas ligeiramente acima da marca de 50,0, em meio a uma demanda mais fraca tanto interna quanto externa. Isso levou a confiança entre os empresários para a mínima de 11 meses.

Embora as novas encomendas de exportação, indicador de atividade futura, tenham melhorado para 48,8 de 47,6 em setembro, elas permaneceram em território de contração pelo sétimo mês seguido. Outubro foi o primeiro mês completo após a mais recente rodada de tarifas dos EUA terem entrado em vigor.

(Reportagem de Cheng Fang e Ryan Woo)

Mais Economia