IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Berkshire Hathaway, de Buffett, dobra lucro e recompra US$900 mi em ações no 3° tri

03/11/2018 12h39

Por Trevor Hunnicutt

NOVA YORK (Reuters) - A Berkshire Hathaway Inc, conglomerado liderado pelo bilionário Warren Buffet, disse neste sábado que seu lucro operacional dobrou no terceiro trimestre, conforme seu negócio de seguros conseguiu evitar impactos de furacões e se beneficiar de menores impostos.

O forte resultado garante a Buffet mais dinheiro para desenvolver seus negócios, embora o investidor conhecido por sua estratégia de "caçar barganhas" tenha admitido que tem sido difícil encontrar onde aplicar seus lucros, recorrendo à recompra de 928 milhões de dólares em ações de sua própria companhia no último trimestre.

O lucro operacional no terceiro trimestre dobrou para 6,88 bilhões de dólares, ante 3,44 bilhões de dólares há um ano, acima dos 6,11 bilhões de dólares esperados por Wall Street, segundo dados da Refinitiv.

As operações de seguros da companhia foram ajudadas por menores passivos estimados no setor de imóveis e acidentes frente aos últimos anos e menores impostos. O ano anterior incluiu grandes perdas devido a três furacões nos EUA e um terremoto no México.

Os ganhos com seguros foram de 441 milhões de dólares no trimestre, ante uma perda de 1,4 bilhão de dólares no mesmo período do ano anterior.

"Esse é absolutamente um dos melhores resultados trimestrais já anunciados por uma corporação norte-americana", disse o chefe-executivo da Smead Capital Management, acionista da Berkshire, Bill Smead.

A Berkshire disse que o lucro líquido do terceiro trimestre subiu mais de 355 por cento, para 18,5 bilhões de dólares, embora isso reflita uma nova regra contábil que exige que a empresa reporte ganhos de investimento não realizados nos resultados. Buffett disse que a que regra pode induzir os investidores ao erro e sugeriu eles devem olhar para o lucro operacional.

A taxa de impostos efetivamente pagos pela Berkshire no terceiro trimestre foi de 19,2 por cento, comparado a 25,3 por cento no mesmo período do ano anterior, após a redução da alíquota de imposto corporativo sancionada pelo presidente Donald Trump em dezembro.

A Berskshire tem 103,6 bilhões de dólares em caixa, títulos do Tesouro de curto prazo e investimentos similares.

A última grande aquisição de Buffet foi em janeiro de 2016, quando a Berkshire pagou 32,1 bilhões de dólares pela fabricante de peças para aeronaves Precision Castparts. Em julho, a companhia anunciou um alívio em uma política que na prática impedia Buffet de recomprar ações da companhia por seus preços correntes.

A Berkshire tem sede em Omaha, no Nebraska, Estados Unidos, e detém mais de 90 negócios nos setores de seguros, químicos, energia, alimentos e varejo, além de equipamentos para indústrias, ferrovias e outros setores.

(Por Trevor Hunnicutt)