Índia e outros países terão isenção temporária de sanções ao petróleo do Irã, diz ministro
NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia e outros importantes compradores de petróleo vão se beneficiar com isenções temporárias garantidas pelos Estados Unidos a eles em suas sanções contra o Irã, disse o ministro do petróleo indiano neste sábado.
Os Estados Unidos disseram na sexta-feira que irão permitir temporariamente que oito importadores sigam comprando petróleo iraniano quando retomar as sanções contra os iranianos na segunda-feira, buscando forçar o Irã a conter suas atividades nucleares e de mísseis e seu ativismo regional.
Os EUA não disseram quais países seriam beneficiados, mas o ministro do petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan, afirmou que o país ganhou um "waiver" principalmente devido a uma campanha do primeiro-ministro Narendra Modi. A Índia tem se queixado em fóruns internacionais sobre os altos preços do petróleo e seu impacto sobre a economia.
"No atual cenário geopolítico, que é desafiador, a Índia tem conseguido convencer os líderes internacionais", disse Pradhan a jornalistas em Nova Délhi.
Após abandonar um acordo nuclear fechado com o Irã em 2015, o presidente norte-americano Donald Trump tem tentado prejudicar a economia do Irã, altamente dependente do petróleo, para forçar Teerã a abandonar não apenas suas ambições nucleares e seu programa de mísseis balísticos, mas também seu apoio a militantes na Síria, Iêmen, Líbano e outras partes do Oriente Médio.
China, Índia, Coreia do Sul, Turquia, Itália, Emirádos Árabes Unidos e Japão têm sido os principais compradores do petróleo iraniano, enquanto Taiwan ocasionalmente compra cargas do Irã, mas não é um grande cliente.
(Por Nidhi Verma)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.