IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jack Ma classifica guerra comercial EUA-China como "a coisa mais estúpida do mundo"

05/11/2018 11h22

XANGAI (Reuters) - A guerra comercial entre Estados Unidos e China é "a coisa mais estúpida do mundo", disse nesta segunda-feira (5) Jack Ma, presidente-executivo da empresa listada em bolsa mais valiosa da Ásia, o Alibaba Group.

Os dois países impuseram tarifas sobre centenas de bilhões de dólares em bens um do outro, e o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas sobre outros 500 bilhões de dólares em exportações chinesas para os EUA se a disputa comercial não puder ser resolvida.

O déficit comercial dos EUA com a China, que Trump culpou por uma variedade de problemas econômicos, ajudou a criar empregos nos EUA, e sem eles o país teria grandes problemas, acrescentou Ma, falando no China International Import Expo (CIIE), que está sendo realizado em Xangai.

A mudança da China para um modelo de importação "será um grande problema para muitas empresas, mas também será uma boa oportunidade para muitos consumidores", disse o executivo.

Ma também disse que o governo não deve se preocupar com a inovação e que deve apoiá-la, mesmo se ela ameaçar interesses antigos.

"Minha opinião é: 'não se preocupe com a tecnologia'", acrescentou Ma. "As pessoas que se preocupam com a tecnologia são, primeiro, as pessoas mais velhas, segundo, o governo, e, em terceiro, pessoas bem-sucedidas; elas detestam e se preocupam com isso."

"Eu nunca vejo jovens preocupados com a tecnologia."

(Por Adam Jourdan)