IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da BB Seguridade cai 12,7% no 3º trimestre

05/11/2018 19h37

SÃO PAULO (Reuters) - A BB Seguridade teve um nova rodada de queda no lucro no terceiro trimestre, refletindo a combinação de fracos resultados operacionais com receitas financeiras menores.

Braço de seguros e previdência do Banco do Brasil, a BB Seguridade anunciou nesta segunda-feira um lucro líquido ajustado de 891,6 milhões de reais entre julho e setembro, uma queda de 12,7 por cento ante mesma etapa de 2017.

O volume de prêmios emitidos de seguros, previdência e títulos de capitalização somou 14 bilhões de reais de julho a setembro, queda de 11,5 por cento ano a ano. O chamado resultado operacional não decorrente de juros recuou 1,3 por cento contra um ano antes, a 742 milhões de reais.

Segundo a companhia, o declínio foi motivado em grande parte por menores receitas de corretagem, em função de menores vendas de produtos de previdência e capitalização, além de deterioração da margem operacional da BB Corretora, resultado da ênfase na venda de produtos de tíquete mais baixo.

Em outra frente, o resultado financeiro do trimestre, de 150 milhões de reais, 44,2 por cento menor ante igual etapa do ano passado, refletiu o aumento dos passivos financeiros atrelados a planos de previdência de benefício definido, em razão da forte elevação do IGP-M e da queda da Selic média.

Com isso, o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio da seguradora desabou 8,2 pontos percentuais no comparativo anual, para 38,1 por cento.

Por outro lado, as despesas gerais e administrativas do grupo no trimestre caíram 33,9 por cento, para 5,27 bilhões de reais.

Em agosto, executivos da empresa previram melhora recorrente "robusta dos resultados operacionais e da rentabilidade", após a venda de parte de seus negócios para a espanhola Mapfre, por 2,4 bilhões de reais, anunciada em junho, seja aprovada por órgãos reguladores.

A aprovação regulatória, prevista pela empresa para outubro, ainda não foi divulgada.

(Por Aluísio Alves)