ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Setor de serviços da China tem em outubro crescimento mais lento em 13 meses, mostra PMI do Caixin

05/11/2018 07h12

PEQUIM (Reuters) - O setor de serviços da China registrou o crescimento mais lento em mais de um ano em outubro uma vez que o volume de novas encomendas enfraqueceu, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit, sugerindo mais perda de força econômica.

A desaceleração no setor de serviços, que responde por mais de metade da economia da China e é um importante gerador de empregos, é particularmente preocupante para as autoridades, que vêm contando com ele para compensar as pressões sobre as exportações da disputa comercial com os Estados Unidos.

O PMI de serviços do Caixin/Markit caiu a 50,8 em outubro de 53,1 em setembro, menor nível desde setembro de 2017 e ainda mais próximo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O subíndice de novas encomendas praticamente não mostrou expansão ao ficar em 50,1 em outubro, de 52,4 no mês anterior, no pior desempenho desde a contração vista em novembro de 2008 durante a crise financeira global.

Isso levou a confiança em relação à atividade futura para a mínima de três de meses, de acordo com a pesquisa.

Pesquisa separada do Caixin publicada na semana passada mostrou que o setor industrial da China cresceu muito pouco em outubro depois de estagnar no mês anterior.

Outubro foi o primeiro mês completo após a mais recente rodada de tarifas dos EUA entrar em vigor.

(Reportagem de Ryan Woo)

Mais Economia