IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fiat apresenta conceito Fastback como base de expansão pela América Latina

06/11/2018 19h52

SÃO PAULO (Reuters) - A Fiat exibiu nesta terça-feira um veículo conceito que servirá de base para o desenvolvimento de futuros modelos da montadora que perdeu posto de líder de vendas no Brasil há cerca de três anos e atravessa um processo de reestruturação de seus negócios para ampliar participação na América Latina.

Chamado de "Fastback", o conceito mistura elementos de um veículo utilitário com um hatch e chamou atenção de jornalistas especializados presentes durante a entrevista coletiva da montadora realizada nesta terça-feira no salão do automóvel, na capital paulista.

"Esta é a transformação que queremos para a Fiat no Brasil e na América Latina", disse o diretor comercial da montadora italiana para o Brasil, Herlander Zola.

O conceito foi apresentado sem motorização, com linhas que lembram o estilo inaugurado pela marca em 2014, quando apresentou o então conceito FCC 4, que um ano mais tarde se transformou na picape Toro, um dos modelos mais vendidos da marca no país atualmente.

A montadora faz parte do grupo FCA, que no final de junho anunciou investimento de 14 bilhões de reais na América Latina até 2022.

"Queremos que a Fiat seja a marca protagonista do desenvolvimento da FCA na América Latina e no mundo", afirmou o presidente da FCA para América Latina, Antonio Filosa, durante a apresentação da companhia no salão.

Atualmente, a líder de vendas de carros e comerciais leves no Brasil é a General Motors, com uma participação acumulada até o final de outubro de 17,17 por cento ante 14,88 por cento da Volkswagen e 13,39 por cento da Fiat.

A Fiat tem três modelos de veículos utilitários em desenvolvimento para lançamentos a partir de 2020 e que vão pegar carona nas linhas do Fastback, afirmaram executivos da empresa. Atualmente, a Fiat não tem presença importante no segmento de SUVs, que ao lado das picapes atravessam forte crescimento no país.

No acumulado de 2018 até o final de outubro, as vendas de SUVs no Brasil somam 416,9 mil unidades, um crescimento de 26 por cento sobre o mesmo período do ano passado ante uma evolução do mercado geral de automóveis de 13,5 por cento, segundo dados da associação de concessionários de veículos, Fenabrave.

(Por Alberto Alerigi Jr.)