IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iguatemi lucra 23,6% mais no 3º tri, vê espaço para reduzir mais descontos a lojistas

06/11/2018 18h35

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A administradora de shopping centers Iguatemi teve lucro líquido de 65,6 milhões de reais no terceiro trimestre, superando em 23,6 por cento o resultado apurado um ano antes, apoiada no avanço das receitas em meio à redução dos descontos sobre aluguel cobrado de lojistas e ao fortalecimento das vendas nos empreendimentos, além de menos despesas.

"O cenário (econômico) já está melhorando e o terceiro trimestre mostrou bastante isso", disse à Reuters a diretora financeira do grupo, Cristina Betts, acrescentando que os esforços dos últimos anos para aprimorar o mix de lojas dos empreendimentos já repercutem nos resultados.

Entre julho e setembro, as vendas cresceram 4,8 por cento no conceito mesmas áreas, e 2,9 por cento em mesmas lojas sobre um ano antes. Já os aluguéis tiveram altas de 5,3 e 1,8 por cento, respectivamente, com a redução dos descontos aos lojistas.

Com isso, a receita líquida aumentou 4,6 por cento ante o terceiro trimestre do ano passado, para 177,6 milhões de reais. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 5,5 por cento, para 141,2 milhões de reais, com margem de 79,5 por cento.

Betts destacou que a Iguatemi deve continuar reajustando os preços de locação de lojas nos próximos meses, possivelmente zerando os descontos até o fim de 2019. "Ainda estamos um pouco longe de zerar os descontos, mas vendas mesmas lojas vieram muito boas e mostram espaço para pensar nessas reduções", disse.

Para o quarto trimestre, a executiva cita uma perspectiva positiva, com melhores índices de confiança e menos incertezas após o desfecho eleitoral favorecendo o fluxo de visitas e vendas em shopping, em um período já marcado por duas das datas mais importantes para o varejo.

"A Black Friday começou no ecommerce e se espalhou para o varejo como um todo e nossos lojistas estão aprendendo a usar data de forma mais inteligente, com promoções que não canibalizam o Natal e maximizam as vendas do trimestre", afirmou Betts.

Questionada sobre o lançamento de novos empreendimentos, a diretora financeira destacou que a companhia estará focada no próximo ano em melhorar a rentabilidade de ativos existentes, mas não descarta expansões ou aquisição de mais participação em shoppings em que é minoritária.

Um dos mais recentes projetos do grupo, o I Fashion Outlet Santa Catarina, tem inauguração prevista para dezembro. Ainda segundo Betts, a Iguatemi não tem planos de internacionalização dos negócios no médio prazo e vê a nova plataforma de comércio eletrônico como importante avenida de crescimento nos próximos anos.

Ao fim de setembro, a companhia acumulava dívida total de 2,16 bilhões de reais, com prazo médio de 4,5 anos. A alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda era de 2,84 vezes, estável sobre o segundo trimestre.

Em 2018, as ações da Iguatemi acumulam baixa de pouco mais de 2 por cento.