IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP prevê que descarrilamento de trem afete sua exportação de minério de ferro na Austrália

07/11/2018 15h05

Por Melanie Burton

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora BHP Billiton espera que uma parte das suas exportações de minério de ferro da Austrália seja interrompida depois que um trem com quase 3 quilômetros de comprimento, carregado com a commodity, foi descarrilado nesta semana, depois de sair de sua rota para um importante polo de embarque.

A BHP disse em comunicado nesta quarta-feira que as suas reservas do principal ingrediente para a fabricação do aço no porto de Hedland não devem cobrir todo o período da interrupção depois do incidente e que conversará com seus clientes sobre os seus compromissos contratuais durante esse tempo.

Entretanto, um dos clientes da BHP na China, um grande produtor de aço, ainda não recebeu nenhum aviso da mineradora.

"Nós temos um contrato de longo-prazo com a BHP e ainda não recebemos nenhuma notificação até agora", disse um agente da usina no sul da China que pediu para não ser identificado, já que não tem autorização para falar com a mídia.

A BHP não respondeu imediatamente ao questionamento da Reuters sobre se ela esperava declarar força maior ou não.

Força maior significa que o comprador ou o vendedor não podem cumprir com as suas obrigações contratuais por motivos externos.

Analistas estimam que a BHP conseguirá se recuperar de quaisquer atrasos nos embarques e que o impacto sobre as operações será insignificante.

(Por Melanie Burton; Reportagem adicional por Manolo Serapio Jr.)