ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Governo prorroga consulta sobre proposta de leilão para contratar térmicas a gás

07/11/2018 09h07

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia decidiu ampliar um processo de consulta pública sobre sua proposta de realizar em 2019 um leilão para a contratação de novas termelétricas a gás natural, e o processo agora receberá contribuições até 22 de novembro, segundo publicação da pasta no Diário Oficial da União.

A proposta, que prevê viabilizar as usinas em uma nova modalidade, o chamado leilão para a contratação de potência associada à energia de reserva, originalmente receberia contribuições até esta quarta-feira.

Segundo documentos disponibilizados pelo ministério no processo de consulta, o leilão poderia contratar novas usinas térmicas para as regiões Sudeste/Cento-Oeste, Sul e Nordeste, com início de operação em 2023 e 2024.

O governo tem dito que o objetivo da contratação seria substituir usinas a óleo que sairão de operação nos próximos anos por unidades a gás, mais baratas e menos poluentes, mas a proposta tem gerado controvérsia no setor, com muitos especialistas defendendo mais estudos antes da realização de um leilão em final em meio ao final da gestão Temer.

A consultoria especializada em energia PSR, por exemplo, defendeu em relatório neste mês que "seria mais adequado adiar essas decisões por dois ou três meses, permitindo que a equipe do próximo governo faça suas próprias propostas a respeito desse tema".

A PSR também criticou o prazo que havia sido colocado pelo governo na consulta pública, considerado "curto demais" para permitir uma análise detalhada da proposta.

(Por Luciano Costa; Edição Paula Arend Laier)

Mais Economia