ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Grupo japonês Mitsui está em negociações para comprar SuperVia, dizem fontes

08/11/2018 16h54

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo japonês Mitsui está em negociações para comprar a concessionária de transporte ferroviário do Rio de Janeiro SuperVia após o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) bloquear outras ofertas pela companhia, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

Uma das fontes disse que uma proposta vinculante liderada pela Starboard Restructuring Partners foi rejeitada nesta semana pelo banco, porque a oferta não transferiria ao comprador as dívidas contraídas pela SuperVia com o BNDES.

Agora a Mitsui, que já é acionista da Odebrecht Mobilidade, uma holding que controla a SuperVia, sediada no Rio de Janeiro, com uma participação de 40 por cento, está em negociações para assumir o controle da concessionária e de suas dívidas com o banco de desenvolvimento.

As negociações para vender a concessionária de transporte ferroviário estão sendo lideradas por credores brasileiros da Odebrecht, à medida que o grupo, assolado pelos efeitos do escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato, enfrenta pressão para vender ativos e reduzir dívidas, reportou a Reuters.

Uma outra proposta pelo fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos Mubadala Development foi rejeitada.

Odebrecht, Mitsui e Starboard não quiseram comentar imediatamente o assunto.

O jornal O Globo publicou em reportagem mais cedo nesta semana que a Mitsui estava sendo considerada como candidata mais provável a adquirir a SuperVia.

(Por Tatiana Bautzer)

Mais Economia