IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desembolsos do BNDES devem ficar abaixo da meta de R$70 bi este ano, diz fonte

09/11/2018 11h33

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não deve conseguir atingir a meta de desembolsos para 2018, mas ficando ligeiramente abaixo do alvo de 70 bilhões de reais, disse à Reuters uma fonte da instituição.

"Não deve dar (para atingir a meta). Estamos trabalhando com 68 bilhões de reais, algo por aí, no máximo 69 bilhões de reais", disse uma fonte que pediu para não ser identificada.

Os desembolsos no ano até setembro somaram 43,6 bilhões de reais, queda de 13 por cento ante mesma etapa de 2017.

O banco iniciou o ano com a perspectiva de emprestar de 70 bilhões a 80 bilhões de reais em 2018, mas diante da fraqueza da economia e de fatores conjunturais internos, a perspectiva foi sendo ajustada para o piso da meta.

A fonte disse que o banco foi "muito otimista" na sua estimativa e não considerou adequadamente questões como cenário político eleitoral, a transição do uso da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para a Taxa de Longo Prazo (TLP) e a oferta de crédito no Brasil e no mundo, que acirrou a concorrência.

"Tem muita liquidez no mercado, tem dinheiro sobrando e BNDES está competindo com essa gente", disse a fonte.

Para enfrentar a concorrência, a fonte acredita que o BNDES precisará mudar a sua política de crédito e "talvez focar mais nas operações longas", uma vez que nem todos os bancos têm apetite para essas operações e esse tipo de risco de crédito".

(Por Rodrigo Viga Gaier)