IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação ao produtor na China desacelera de novo em outubro por demanda doméstica fraca

09/11/2018 07h20

PEQUIM (Reuters) - Os preços ao produtor na China desaceleraram pelo quarto mês seguido em outubro devido ao enfraquecimento da demanda doméstica e da atividade industrial, sinalizando que Pequim provavelmente adotará mais medidas de incentivo ao crescimento diante dos atritos comerciais com os Estados Unidos.

Os preços ao consumidor, por sua vez, subiram em outubro no mesmo ritmo do mês anterior com os preços dos alimentos estáveis, divulgou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Estatísticas.

O índice de preços aos produtor, medida dos preços que as empresas recebem por seus produtos e serviços, subiu 3,3 por cento em outubro em relação ao ano anterior, sobre 3,6 por cento em setembro.

Analistas consultados pela Reuters projetavam que a inflação ao produtor em outubro, também usada por economistas como medida das tendências de lucro industrial, desaceleraria a 3,3 por cento. Na comparação mensal, o índice avançou 0,4 por cento.

"O aumento dos preços de importação deve colocar pressão de alta sobre os preços ao produtor, mas não o suficiente para impedir que a inflação ao produtor caia", disse o economista da Capital Economics Chang Liu.

"De fato, acreditamos que as autoridades prestarão mais atenção à evidência de que as pressões de preços permanecerão fracas e continuarão a afrouxar a política monetária nos próximos anos para sustentar a atividade econômica."

Já o índice de preços ao consumidor registrou avanço de 2,5 por cento em outubro sobre o ano anterior, repetindo a taxa de setembro e igualando a expectativa dos analistas.