IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Funcionários da Amazon na Alemanha e Espanha entram em greve na Black Friday

Grupo de policiais acompanha greve de funcionários da Amazon na Espanha - Oscar Del Pozo/AFP
Grupo de policiais acompanha greve de funcionários da Amazon na Espanha Imagem: Oscar Del Pozo/AFP

23/11/2018 14h06

BERLIM/MADRI (Reuters) - Funcionários dos centros logísticos da Amazon na Alemanha e na Espanha entraram em greve nesta sexta-feira (23), abandonando postos de trabalho durante a Black Friday, dia de descontos que inaugura a temporada de compras de Natal.

A Amazon Alemanha disse que cerca de 620 trabalhadores participam da greve em suas unidades de Bad Hersfeld e Rheinberg, mas que a maioria dos funcionários continuam trabalhando e não houve impacto aos pedidos de consumidores.

Leia também:

O sindicato alemão de serviços Verdi convocou trabalhadores da Amazon a entrarem em greve por 24 horas até a meia noite nesta sexta-feira, exigindo melhor pagamento e contratos trabalhistas que garantam condições salubres de trabalho.

"Estamos entrando no impulso do fim de ano, o período mais estressante para funcionários", disse a representante da Verdi, Mechthild Middeke. "Especialmente em um dia como Black Friday, trabalhadores deveriam ser o foco principal."

A Amazon Alemanha disse que suas vagas oferecem salários competitivos e benefícios amplos desde o primeiro dia de trabalho. No país, funcionários ganham um salário inicial de 10,78 euros (US$ 12,23) por hora e recebem em média um salário mensal de 2.397 euros após dois anos.

Funcionários da maior unidade da Amazon na Espanha, em San Fernando de Henares, abandonaram os postos de trabalho nesta sexta-feira e também estarão de greve no sábado. Sindicatos dizem que cerca de 85% a 90% dos funcionários estão participando.

A Amazon Espanha disse que os números não refletem a realidade, e que a maioria dos trabalhadores está processando pedidos.

(Por Caroline Copley em Berlim e Carlos Ruano e Jose Elias Rodriguez na Espanha)