IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC manterá status de ministro até instituição obter independência

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) - REUTERS/Adriano Machado
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) Imagem: REUTERS/Adriano Machado

27/11/2018 18h22

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central manterá o status de ministro de Estado na gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro, até que o Congresso Nacional aprove a independência da autoridade monetária, disse Bolsonaro nesta terça-feira (27).

Em entrevista coletiva no gabinete de transição, ao lado do indicado para comandar o Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Bolsonaro disse ainda que a AGU (Advocacia-Geral da União) também manterá o status de ministério em sua gestão.

"O Banco Central (terá status de ministério) até a sua independência. A AGU entendemos que tem que ter o status de ministério. Então, onde nós nos perdemos um pouquinho --queríamos 15 ministérios-- alguns, por questão de funcionalidade, tivemos que manter o status de ministério", disse Bolsonaro aos jornalistas.

Atualmente o Banco Central não tem em si status de ministério, mas o presidente do BC detém todas as prerrogativas de ministro de Estado. Hoje o Banco Central é formalmente vinculado ao Ministério da Fazenda.

Já tramitam no Congresso propostas para dar independência ao Banco Central e uma delas tem sido defendida pelo atual presidente do BC, Ilan Goldfajn, que deixará o posto no final deste ano e será substituído por Roberto Campos Neto, que comandará o BC no governo Bolsonaro.

(Reportagem de Ricardo Brito)