IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moedas recuam com pessimismo comercial; ações permanecem mistas

27/11/2018 09h28

Por Agamoni Ghosh

(Reuters) - As moedas dos mercados emergentes enfraqueciam frente a um dólar mais forte nesta terça-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reduziu as esperanças de uma trégua comercial com a China, enquanto as ações permaneceram mistas com os índices chineses recuando pelo quarto dia consecutivo.

Quatro dias antes de uma reunião de alto risco com o presidente chinês, Xi Jinping, Trump disse que era "altamente improvável" que ele aceite o pedido da China para adiar o aumento das tarifas sobre as importações do país, que deve entrar em vigor em 1º de janeiro.

O dólar subiu com a notícia, colocando pressão sobre as moedas emergentes.

"As ações não foram tão mal, mas as moedas estão sendo atingidas", disse Jakob Christensen, chefe de pesquisa de mercados emergentes no Danske Bank.

"Os últimos comentários são uma estratégia de negociação típica de Trump para colocar a pressão máxima do outro lado e ainda resta a esperança de um alívio nas disputas no encontro do G20 no final desta semana", disse Christensen.

Trump disse que a próxima rodada de tarifas também pode ser imposta sobre laptops e iPhones da Apple importados da China, que fazem parte da lista de 267 bilhões de produtos que ainda não foram atingidos por tarifas.

Um dólar mais forte pesava sobre a maioria das moedas emergentes, mesmo que os preços mais baixos do petróleo oferecessem pouco alívio para os principais importadores de petróleo, como a Índia e a Indonésia. O iuan tinha queda de 0,12 por cento.