ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Produção da Petrobras sobe 8% em outubro ante setembro com nova plataforma

André Ribeiro/Agência Petrobras
Navio-plataforma Pioneiro de Libra, da Petrobras Imagem: André Ribeiro/Agência Petrobras

Roberto Samora

São Paulo

27/11/2018 19h44

A Petrobras informou nesta terça-feira (27) que a sua produção total no Brasil e no exterior somou 2,66 milhões de barris de óleo equivalente em outubro, alta de 8% em relação ao mês anterior, com impulso de uma nova plataforma no pré-sal, entre outros fatores.

No entanto, a produção de outubro registra uma redução de cerca de 4% na comparação com os 2,77 milhões de barris de óleo equivalente do mesmo mês do ano passado -- tem pesado na extração da estatal desinvestimentos realizados nos campos de Lapa e Roncador, além do declínio natural de produção em algumas áreas.

Já a produção de petróleo no Brasil subiu 9% no mês passado ante setembro, para 2,04 milhões de barris por dia, em média. Em outubro do ano passado, havia somado 2,16 milhões de barris.

O aumento mensal ocorreu principalmente devido ao início de produção da plataforma P-69, no campo de Lula, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, disse a Petrobras.

Além disso, a estatal destacou o término das paradas para manutenção das plataformas P-57, no campo de Jubarte, P-52, no campo de Roncador, e P-25 e P-31, no campo de Albacora, localizadas na Bacia de Campos. Tais paradas tinham afetado os resultados em meses anteriores.

A empresa ainda reafirmou sua meta de produção para o ano, de 2,6 milhões de barris de óleo equivalente.

Na média de janeiro a outubro, a produção da empresa atingiu 2,62 milhões de barris de óleo equivalente.

Mais Economia