ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Altas inexplicáveis ainda colocam em risco mercado de Treasuries, diz Brainard do Fed

03/12/2018 15h22

NOVA YORK (Reuters) - Quatro anos após o chamado "rali instantâneo" ter assustado os investidores e reguladores dos Estados Unidos, o Federal Reserve continua preocupado porque o mercado de títulos do Tesouro dos EUA ainda tem movimentos bruscos sem qualquer razão aparente, disse um alto funcionário do banco central norte-americano nesta segunda-feira.

Essas preocupações persistem enquanto o Fed inicia a coleta e análise de dados que mostram o impacto do crescimento das negociações de alta frequência e de firmas que negociam com recursos próprios para o mercado de Treasuries de 15 trilhões de dólares.

"Os mercados têm conseguido resistir a vários episódios de turbulência de mercado de curta duração nos últimos anos", disse a diretora do Fed Lael Brainard, em declarações preparadas.

"Mas o fato de que movimentos bruscos de mercado ... podem ocorrer mesmo na ausência motivos claros continua sendo uma preocupação e destaca os riscos potenciais para a estabilidade financeira causada pela transmissão de alta velocidade de choques de preço e liquidez em múltiplos mercados e plataformas de negociação," acrescentou.

Brainard, dirigindo-se a uma conferência sobre estrutura de mercado no Fed de Nova York, disse que um mercado estável de títulos do Tesouro é vital, já que o banco central continua reduzindo a sua carteira de títulos com a economia norte-americana "em ou além" do pleno emprego e inflação "em torno da meta".

Além de entender as recentes turbulências do mercado, é fundamental analisar picos intradiários sistemáticos nos volumes negociados, afetando os preços e a liquidez no mercado de títulos do Tesouro, disse Brainard.

(Por Jonathan Spicer e Richard Leong)

Mais Economia