ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

CCEE reduz projeção de PLD médio de 2019 para R$89/MWh por melhora no cenário de chuvas

03/12/2018 18h24

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) reduziu a projeção para 2019 do valor da eletricidade no mercado de curto prazo, chamado Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), para 89 reais por megawatt/hora (MWh), ante previsão anterior de 120 reais/MWh, devido a uma melhora considerável do cenário hidrológico.

Em nota nesta segunda-feira, Camila Giglio, da gerência de preços da CCEE, disse que houve aumento nas afluências em outubro e novembro, devido a configuração da estação chuvosa e chegada do período úmido, o que aumentou o transporte de umidade ao longo do corredor Norte-Sudeste e, consequentemente, a Energia Natural Afluente (ENA) no Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Este cenário possibilitou ENAs acima da média para o período, principalmente no Sul e Sudeste, com impactos diretos no PLD", disse Giglio.

Em novembro, segundo a CCEE, as afluências registradas no SIN ficaram acima da média no Sudeste/Centro-Oeste (133 por cento) e no Sul (110 por cento).

Além disso, a CCEE destacou que as projeções para dezembro permanecem positivas para o Sudeste (121 por cento) e próximas à MLT no Sul (83 por cento), Nordeste (91 por cento) e no Norte (90 por cento).

"Tais previsões, mesmo abaixo da média histórica, indicam a recuperação das ENAs nestes últimos dois submercados", destacou Giglio.

A CCEE também destacou que a melhora na hidrologia, principalmente no Sudeste, também refletiu nos níveis iniciais de armazenamento dos reservatórios do Sistema.

"Quando comparamos os níveis registrados em 30 de novembro, frente ao início do mesmo mês, observamos um aumento de 4,4 pontos percentuais no Sudeste (24,2 por cento) e de 4 pontos percentuais no Nordeste (29,8 por cento). No Sul (69,6 por cento) e no Norte (22,4 por cento), houve queda nos níveis dos reservatórios, mas pouco significativa", aponta Giglio.

O cenário positivo, de acordo com a CCEE, impactou no PLD médio de novembro, que ficou em torno de 123 reais/MWh e, principalmente no preço da primeira semana de dezembro, fixado na faixa de 59 reais/MWh em todos os submercados.

No entanto, para 2018, o PLD médio projetado não apresentou alteração significativa, ficando em 288 reais/MWh frente aos 293 reais/MWh previstos no início de novembro, segundo afirmou a CCEE.

O período chuvoso com precipitações acima da média levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a anunciar, na sexta-feira, bandeira tarifária verde nas contas de luz para dezembro.

(Por Marta Nogueira)

Mais Economia