ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Secretário de Comércio dos EUA diz que momento de tarifas sobre carros depende de negociações

04/12/2018 14h22

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse nesta terça-feira que possíveis tarifas sobre montadoras visam pressionar companhias a fabricarem mais carros e outros veículos nos Estados Unidos e o momento de qualquer tributação dependerá do sucesso das atuais negociações.

"É um componente muito, muito importante da situação europeia", disse Ross à CNBC em entrevista. "Se não consertamos o déficit de comércio de carros e partes de carros e o déficit de comércio chinês, não vamos chegar a lugar nenhum".

"O timing dessa coisa toda será largamente puxado pelo que acontecer nas negociações", disse Ross. "China, nós não importamos realmente muito em carros, mas nós importamos sim algumas peças".

"É um cenário muito, muito complicado, mas estamos avançando em um ritmo muito deliberado e ordenado", acrescentou.

Montadoras europeias devem se reunir com autoridades sênior do governo Trump mais tarde nesta terça-feira, no momento em que os EUA consideram aplicar tarifas sobre carros de fabricação europeia. Os principais executivos da Volkswagen e Daimler devem participar, segundo a Casa Branca.

Ao longo do fim de semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram sobre uma trégua temporária na guerra comercial dos dois países, mas houve declarações conflitantes sobre se Pequim estava retirando tarifas retaliatórias impostas sobre carros fabricados nos EUA.

Trump disse no domingo que a China concordou em cortar tributos de importação sobre carros de fabricação norte-americana. Mas a imprensa chinesa reportou nesta terça-feira que Pequim está considerando reduzir essas tarifas, mas não deu detalhes sobre duração ou momento.

(Reportagem adicional de Yilei Sun)

Mais Economia