Crescimento empresarial da zona do euro desacelera em novembro, mostra PMI
Por Jonathan Cable
LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro atingiu em novembro o ritmo mais fraco em mais de dois anos uma vez que a desaceleração liderada pela indústria mostrou mais sinais de contaminar o setor de serviços, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro caiu a 52,7 em novembro de 53,1 em outubro, leitura mais baixa desde setembro de 2016.
Entretanto, ficou acima da preliminar de 52,4 e acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
"O PMI final da zona do euro em novembro ficou acima da preliminar mas ainda assim indica apenas crescimento modesto do PIB de aproximadamente 0,3 por cento no quarto trimestre", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.
Mas os gerentes de compras mostraram o menor nível de otimismo em quase quatro anos, sugerindo poucas chances de melhora no final de 2018. O índice de produção futura caiu em novembro a 59,5 de 60,5.
A atividade industrial expandiu no ritmo mais fraco em mais de dois anos em novembro, mostrou o PMI do setor na segunda-feira, e essa fraqueza está afetando o setor de serviços do bloco.
O PMI de serviços caiu para a mínima de 25 meses de 53,4 ante 53,7, pressionado pelo crescimento mais lento dos novos negócios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.