De olho na presidência do Senado, nomes do MDB tocam estratégias para viabilizar candidaturas
BRASÍLIA (Reuters) - O MDB decidiu só indicar um nome para a presidência do Senado no final de janeiro, mas os senadores interessados já colocam em prática suas estratégias para viabilizar seus nomes.
A ideia, segundo a líder do partido no Senado, Simone Tebet (MS), é que o partido anuncie como candidato aquele que garantir os 41 votos necessários para se eleger presidente da Casa.
A senadora, que até então evitava o assunto, afirmou que sua estratégia é aguardar e ver se o senador Renan Calheiros (AL) consegue os votos necessários. Caso não consiga, a senadora se colocaria como candidata.
Renan tem se movimentado para se cacifar, mas outros dentro da bancada emedebista também têm sido considerados bons nomes. Esse é o caso do senador Eduardo Braga (AM), citado, assim como Tebet, pelo presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR).
O senador Fernando Bezerra Coelho (PE) também foi ventilado como um possível nome do partido.
Por tradição no Senado, o partido com a maior bancada indica um nome para a presidência da Casa. São permitidas candidaturas avulsas, mas normalmente é eleito o candidato da maior bancada – posto conquistado pelo MDB nas últimas legislaturas.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.