IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EDP Brasil estuda captações em dólar com prazo de até 30 anos, diz CEO

10/12/2018 16h01

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica EDP Brasil, do grupo português Energias de Portugal, tem avaliado a possibilidade de realizar operações para captação de recursos em dólares e com vencimento em longo prazo, em até 30 anos, disse a jornalistas nesta segunda-feira o presidente da companhia, Miguel Setas.

Tal avaliação ocorre conforme instituições financeiras têm apresentado propostas com custos que parecem competitivos frente aos financiamentos em moeda local.

O grupo, com ativos em geração, distribuição, comercialização e transmissão de energia no Brasil, tem atualmente uma série de projetos em andamento para a construção de linhas de transmissão, que deverão demandar 3,1 bilhões de reais nos próximos anos.

"Estamos estudando. Ainda é muito preliminar, não temos nada concreto, mas são propostas que os bancos estão trazendo, propostas de emissões em dólares com prazos longos, com 30 anos, e aparentemente competitivos", afirmou ele.

Ele disse ainda que a EDP Brasil segue atenta a oportunidades para ampliar a presença no segmento de transmissão, no qual começou a investir em 2016, mas com foco na participação em leilões do governo para a concessão de novos projetos, e não em aquisições.

"Estamos olhando só para os leilões, e para esse leilão que tempos agora pela frente, no dia 20 (de dezembro)", disse Setas, após participar de evento da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) em São Paulo.

Segundo o executivo, a EDP Brasil não arrematou a concessão de nenhum empreendimento nos últimos dois certames de transmissão devido aos fortes descontos oferecidos por concorrentes para a receita-teto dos projetos, em meio a uma forte competição pelos contratos no setor.

"Entendemos que os níveis de rentabilidade não eram adequados", apontou ele, ressaltando, no entanto, que eventualmente a disputa poderá cair em licitações futuras.

"Os investidores que estão hoje em dia na disputa também não têm bolsos ilimitados, portanto um dia essa competição vai ter uma leitura diferente", disse.

Os empreendimentos de transmissão atualmente em desenvolvimento pela EDP Brasil somarão 1,2 mil quilômetros em extensão quando concluídos e renderão à companhia uma receita anual de 500 milhões de reais.

(Por Luciano Costa)