IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbus nomeia Mhun como próximo diretor de programas

14/12/2018 10h26

PARIS (Reuters) - A Airbus nomeou o chefe de serviços, Philippe Mhun, como seu próximo diretor de programas, sucedendo o veterano comercial da área de equipamentos militares e aeroespaciais Didier Evrard, que deve se aposentar.

O movimento completa uma série de mudanças industriais de alto nível no maior grupo aeroespacial da Europa, depois que a Airbus contratou no mês passado o executivo de eletrodomésticos da Bosch, Michael Schoellhorn, para substituir o vice-presidente de operações Tom Williams.

Mhun, 56 anos, é atualmente vice-presidente sênior de serviços da Airbus - um mercado ferozmente competitivo no qual tanto a Airbus quanto a Boeing têm como meta aumentos de receita, pois colocam as atividades pós-mercado no centro dos desenvolvimentos futuros.

Em julho, Mhun confirmou os planos da Airbus de triplicar a receita de serviços de aeronaves comerciais - como peças de reposição e dados de manutenção preditiva - para 10 bilhões de dólares na próxima década.

A Boeing disse que seu possível próximo desenvolvimento, um jato para o mercado intermediário com capacidade para 220 a 260 passageiros, permitirá acelerar a introdução de métodos de projeto digital, de modo que as futuras receitas de serviços sejam consideradas desde o início da fase de planejamento.

Fontes disseram que a nomeação de Mhun trará uma perspectiva do cliente e ênfase pós-mercado para a Airbus, que também está investindo em ferramentas digitais para desenhar mais negócios do ciclo de vida completo de um jato, do projeto à aposentadoria.

É creditado a Evrard a execução de dois dos mais ambiciosos projetos aeroespaciais da Europa, o míssil de cruzeiro Storm Shadow/SCALP e o jato A350, com relativamente poucos atrasos em comparação com programas anteriores, como o superjumbo A380.

Ele deveria se aposentar no início de 2018, mas concordou em ficar até o final do ano, junto com o diretor de operações Tom Williams, a fim de lidar com os recentes problemas industriais e de fornecedores.

(Por Tim Hepher)