IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Membro do Conselho do BCE contesta discurso de cautela e pede aumento de juros

14/12/2018 11h27

VIENA/FRANKFURT (Reuters) - A autoridade do Banco Central Europeu Ewald Nowotny contestou nesta sexta-feira os comentários cautelosos de seus colegas, afirmando que o BCE alcançou sua meta de inflação e deve elevar a taxa básica de juros o quanto antes.

O BCE anunciou o fim de seu programa de estímulo de compra de 2,6 trilhões de euros em títulos na quinta-feira, mas o presidente Mario Draghi apresentou a decisão em meio a alertas sobre crescimento mais lento e riscos do protecionismo para o Brexit.

Nowotny, que lidera o banco central da Áustria, teve um discurso diferente, dizendo que as expectativas do mercado, que não prevêem uma alta nas taxas de juros do BCE até 2020, não estavam de acordo com a orientação do banco central.

Seus comentários revelaram pontos de vista divergentes dentro do Conselho do BCE. Algumas autoridades do banco pediram a Draghi que parecesse ainda mais cauteloso, com as perspectivas econômicas na quinta-feira.

"Minha opinião pessoal é que especificamente esses juros, esse fenômeno de taxas de juros negativas, deve ser reconsiderado assim que for economicamente possível", disse Nowotny em entrevista coletiva.

"É também uma especificidade do BCE. Os EUA nunca tiveram uma taxa de juros negativa", disse.

O BCE informou que manterá as taxas nos níveis atuais recordes, pelo menos até o próximo verão (no hemisfério norte), mas os mercados financeiros não precificam uma alta até 2020.