IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ultrapar projeta investimento de R$1,76 bilhão em 2019

14/12/2018 10h22

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Ultrapar divulgou na noite de terça-feira plano para investir 1,762 bilhão de reais no próximo ano, dos quais 824 milhões de reais serão dedicados à unidade de postos de combustível Ipiranga.

A projeção de investimento da companhia para 2018 era de 2,7 bilhões de reais, mas no início de novembro, o diretor financeiro da companhia, André Pires, disse que o valor empenhado este ano será "substancialmente menor" que a projeção.

Para analistas do BTG Pactual, os números reforçam a nova abordagem da direção da empresa para alguns trimestres agora, de focar em uma estrutura de capital mais equilibrada como chave para garantir uma bastante necessária transformação operacional e em retorno (ROIC).

Ainda assim, Thiago Duarte e Pedro Soares reiteraram a recomendação de venda para as ações, citando uma combinação de recuperação limitada de volume, menor conversão de posto de gasolina e cenário setorial ainda incerto, além de pouca expansão de margem, conforme relatório a clientes.

Por volta das 10:15, as ações da Ultrapar caíam 0,47 por cento, a 49,07 reais, enquanto o Ibovespa cedia 0,7 por cento.

Do volume de recursos orçado pela companhia para a Ipiranga, 50 por cento será dedicado para expansão da rede da companhia e expansão da infraestrutura logística, com a construção de duas bases de operação e ampliação de outras três.

Na Oxiteno, a Ultrapar estima investimento de 319 milhões de reais em 2019, enquanto na Ultragaz o valor orçado é de 279 milhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional e edição de Paula Arend Laier)