IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nissan produzirá menos carros na China nos próximos meses por desaceleração da demanda, diz fonte

28/12/2018 12h33

TÓQUIO (Reuters) - A Nissan Motor vai produzir 30 mil veículos a menos do que o planejado nos próximos meses na China, disse à Reuters uma pessoa a par do assunto, conforme montadoras globais lidam com a queda de demanda no maior mercado de automóveis no mundo.

Depois da Ford Motor e Hyundai Motor, a Nissan se torna a mais recente montadora a cortar sua produção na China, onde a desaceleração do crescimento econômico e uma guerra comercial com os Estados Unidos prejudicaram as vendas de veículos nos últimos meses.

Nissan planeja cortar a produção na China durante o período de dezembro a fevereiro, disse a fonte que pediu para não ser identificada, já que os planos da empresa não são públicos.

Montadoras definem os planos iniciais de quantos veículos produzir em cada uma de suas fábricas. Esses planos podem ser modificados devido à demanda, problemas na cadeia de suprimentos e outros fatores. Não é conhecido quanto a Nissan planejava produzir nos três meses.

Uma porta-voz da Nissan em Pequim se recusou na sexta-feira a comentar os planos futuros de produção.

A China é o segundo maior mercado da montadora, respondendo por aproximadamente um quarto de suas vendas globais anuais de veículos. No ano passado, a Nissan vendeu 1,5 milhão de veículos no mercado chinês, e no início deste ano disse que planejava aumentar as vendas para 2,6 milhões de unidades até 2022, tornando a China seu maior mercado em termos de vendas de veículos.

Mas o forte crescimento da demanda por carros na China parece ter chegado ao fim, com o mercado a caminho de registrar uma queda nas vendas anuais pela primeira vez desde pelo menos 1990.

(Por Naomi Tajitsu e Yilei Sun)