Airbus conclui novas encomendas em meio a dúvidas sobre meta de entregas
Por Tim Hepher
PARIS (Reuters) - A Airbus reduziu a distância de suas vendas em relação à rival Boeing ao concluir encomendas de 120 aeronaves CSeries da parceira Bombardier, mas as ações da fabricante europeia caíram diante de dúvidas sobre o cumprimento da meta de entregas da empresa em 2018.
A Airbus, que assumiu controle sobre o jato CSeries em julho passado, rebatizando-o de A220, afirmou nesta quinta-feira que finalizou acordos de venda com as norte-americanas JetBlue e Moxy envolvendo 60 aeronaves para cada uma.
Mas as ações da Airbus recuaram em um momento em que a companhia se prepara para divulgar o balanço de entregas de aviões em 2018. Os papéis encerraram o dia em baixa de 3,5 por cento, a 81,2 euros.
A Airbus tinha meta de entregar 800 aeronaves em 2018, ou 782 unidades sem contar os A220 canadenses da Bombardier.
Uma fonte da indústria com conhecimento do assunto afirmou que é "mais que provável" que a Airbus não tenha conseguido cumprir a meta por alguns aviões, na primeira vez em que a empresa deixa de atingir o objetivo desde que foi formada em 2000.
Um representante da Airbus não comentou o assunto.
As entregas são observadas de perto pelos investidores uma vez que marcam o ponto em que a maior parte do dinheiro e lucro da venda da aeronave são registrados.
O anúncio da confirmação da venda dos A220 marcou o primeiro pedido firme formal envolvendo o modelo desde que a Airbus assumiu o controle sobre a produção da aeronave.
A Airbus planeja divulgar seus números de entregas em 2019 em 11 de janeiro.
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