IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz ser favorável à aliança Embraer-Boeing, mas mostra preocupação com futuro da companhia

04/01/2019 13h01Atualizada em 04/01/2019 15h06

BRASÍLIA, 4 Jan (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (4) que é favorável à aliança da Embraer com a norte-americana Boeing, mas que tem preocupações sobre o futuro dos negócios da companhia brasileira nos próximos anos.

"Seria muito boa essa fusão, mas é uma preocupação nossa daqui cinco anos tudo ser repassado para o outro lado. É um patrimônio nosso", disse Bolsonaro, em breve entrevista a jornalistas durante evento na Base Aérea de Brasília.

"Sabemos da necessidade dessa fusão, até para que ela [Embraer] consiga competitividade, não venha a se perder com o tempo", acrescentou Bolsonaro, sem informar quando e se vai decidir usar ou não o poder de veto da União sobre o negócio anunciado no ano passado.

A Embraer aceitou vender 80% de sua divisão de aviação comercial, a principal da empresa, para a Boeing. Um dispositivo previsto no acordo permite que a empresa decida futuramente vender os 20% restantes à Boeing

O acordo, que há meses aguarda aprovação de Brasília e já elevou o valor da divisão comercial da Embraer de US$ 4,75 bilhões para US$ 5,26 bilhões, envolve ainda uma parceria da Embraer com a Boeing para comercialização do cargueiro brasileiro KC-390, mas exclui os negócios da empresa brasileira nas áreas de aviação executiva ou de defesa.

"Os comentários do Bolsonaro pesam um pouco...Qualquer ruído ou preocupação com a última proposta de fusão mexem na ação, embora não atrapalhem [o acordo]", disse o analista da Guide Investimentos Rafael Passos. "Não vejo nenhum motivo para ele barrar a operação, mas é um ruído que mexe no papel."

No final do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) derrubou uma segunda liminar que suspendia a negociação entre a Embraer e a Boeing.