IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Justiça suspende reajuste tarifário de distribuidora da Energisa no Acre

08/01/2019 14h58

SÃO PAULO (Reuters) - Uma decisão judicial suspendeu o reajuste das tarifas da Eletroacre, distribuidora de energia que atua no Acre e é controlada pelo grupo Energisa, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em comunicado nesta terça-feira.

A notícia vem pouco após decisões semelhantes no final de dezembro, que suspenderam a elevação das tarifas de eletricidade em Rondônia e no Amapá, onde as operações são controladas pela própria Energisa e pela empresa estadual CEA, respectivamente.

A suspensão dos movimentos tarifários segue-se ainda à privatização das empresas de Rondônia e do Acre, que até recentemente eram controladas pela Eletrobras. Ambas acabaram nas mãos da Energisa após um leilão de privatização em agosto passado.

A Aneel não forneceu de imediato detalhes sobre a decisão que impacta a Eletroacre. O reajuste nas tarifas da distribuidora seria de em média 21,29 por cento.

Em Rondônia, a alta nas contas de luz seria de em média 25,34 por cento antes da liminar, enquanto o reajuste suspenso no Amapá resultaria em alta de em média 4,6 por cento dos custos para os consumidores.

(Por Luciano Costa)