IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

LG prevê queda de 80% no lucro do 4º trimestre; analistas citam queda de margem em TVs

08/01/2019 10h43

SEUL (Reuters) - A sul-coreana LG Electronics afirmou nesta terça-feira que o lucro operacional do quarto trimestre provavelmente apresentará uma queda de 80 por cento sobre o mesmo período do ano anterior, ficando bem abaixo de estimativas de analistas.

A segunda maior fabricante de televisores do mundo atrás da Samsung estimou lucro de 75,3 bilhões de wons (67 milhões de dólares) no trimestre de outubro a dezembro. Analistas, em média, esperavam 387 bilhões de wons de lucro operacional no período, segundo dados da I/B/E/S Refinitiv.

A receita do grupo provavelmente vai mostrar baixa de 7 por cento, para 15,8 trilhões de wons, informou a LG em comunicado ao mercado. Analistas estimavam 16,3 trilhões de wons em faturamento.

A LG não deu detalhes sobre as operações no quarto trimestre e deve divulgar seu balanço financeiro no final de janeiro.

Analistas disseram que as prováveis causas para a previsão da empresa incluem margens de lucro de TVs sendo pressionadas por aumento da competição, enquanto os negócios com celulares inteligentes da empresa seguem perdendo dinheiro.

"É uma surpresa", disse Lee Jae-yun, analista na Yuanta Securities. "As vendas de eletrodomésticos foram piores em mercados emergentes e na China, enquanto os negócios com televisores sofisticados não estão produzindo tanto lucro quanto antes."

A LG registrou 3 por cento de participação no mercado global de smartphones no segundo trimestre do ano passado, segundo dados da empresa de pesquisa Counterpoint Research.

Mais cedo, a Samsung estimou uma queda de 29 por cento no lucro do quarto trimestre, o primeiro declínio em dois anos, pressionada por queda na demanda por chips de memória e smarphones.

(Por Heekyong Yang e Ju-min Park)