Bostic diz que Fed precisa ser paciente e busca "maior clareza" sobre riscos econômicos
CHATTANOOGA, EUA (Reuters) - As empresas estão cada vez mais cautelosas e hesitantes em investir, o que deve pesar sobre o crescimento em 2019 e manter o Federal Reserve paciente em relação a mais aumentos de juros até que haja "uma maior clareza" sobre a direção da economia, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic.
Bostic, que nesta semana disse que o Fed deve precisar de, no máximo, uma única alta dos juros este ano, afirmou que essa visão surgiu a partir de conversas com executivos. Eles disseram que se tornaram mais defensivos ao se prepararem para o crescimento mais lento reduzindo as dívidas e contendo novos planos.
Essas conversas "não são consistentes com o avanço do setor empresarial", disse Bostic em declarações preparadas.
Preocupações sobre as tensões comerciais mundiais e como elas podem ser resolvidas "dominaram as conversas".
Depois de elevar os juros trimestralmente nos últimos dois anos, o banco central dos EUA deve desacelerar o ritmo este ano. Muitos investidores acreditam que o Fed não irá, ou não deve, aumentar a taxa este ano.
Bostic disse que mesmo que os dados continuem a mostrar um bom desempenho econômico, o crescimento vai desacelerar, e a confiança empresarial e do mercado leva isso a sério.
"A resposta apropriada é ser paciente ao ajustar a postura de política monetária e aguardar uma maior clareza sobre a direção da economia e os riscos à perspectiva", disse ele.
(Reportagem de Howard Schneider)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.