IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indicador antecedente de emprego no Brasil fica estável em dezembro, diz FGV

09/01/2019 08h22

SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) terminou o ano com estabilidade em dezembro, sem dar uma sinalização clara sobre o futuro do emprego em 2019, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro, o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, ficou estável em relação a novembro, permanecendo em 97,0 pontos.

"O Indicador Antecedente do Emprego (IAEmp) manteve-se estável após ligeira recuperação no mês anterior, fechando o ano sem uma sinalização clara para os rumos do emprego em 2019", explicou a coordenadora das sondagens da FGV/Ibre, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

O Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, também ficou inalterado em dezembro, em 98,9 pontos.

"O resultado sinaliza que, livre de influências sazonais, a taxa de desemprego continua caindo muito lentamente", completou Viviane.

O número de desempregados no Brasil chegou a pouco mais de 12 milhões no trimestre encerrado em novembro, com a oitava queda seguida da taxa de desemprego, para 11,6 por cento, dando continuidade a uma recuperação lenta do mercado de trabalho, ainda que marcada pela informalidade recorde.

(Por Camila Moreira)