Presidente da Norsk Hydro prevê retomar 100% da Alunorte em "semanas ou meses"
OSLO (Reuters) - A fabricante norueguesa de alumínio Norsk Hydro prevê retomar a produção total em sua planta de produção de alumina Alunorte, no Pará, dentro de semanas ou meses, embora o processo ainda permaneça incerto, disse o presidente-executivo, Svein Richard Brandtzaeg, à Reuters.
A refinaria, que processa a matéria-prima que é usada para a produção de alumínio, está operando com metade da capacidade desde o início do ano passado, por determinação de autoridades, após acusações de despejo ilegal de efluentes em rios da região amazônica.
A empresa já admitiu ter realizado o despejo, mas nega que a medida tenha causado danos ao meio ambiente. Atualmente, busca autorizações para a retomada.
"Estamos falando de semanas ou meses antes de voltarmos às operações completas", disse Brandtzaeg à Reuters, nos bastidores de uma conferência do setor, acrescentando que a recente campanha eleitoral no Brasil atrasou o processo.
Agora que um novo presidente tomou posse, bem como um governador para o Estado do Pará, "as coisas estão se encaixando... e o processo de decisão será um pouco mais rápido", disse o presidente.
Apesar do progresso, ainda há muita incerteza, ele disse.
A Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo, com produção suficiente para sustentar uma produção anual de alumínio de mais de 3 milhões de toneladas.
(Por Gwladys Fouche)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.