IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportação de petróleo do Irã deve continuar reduzida em janeiro, dizem fontes

11/01/2019 11h07

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - O Irã verá suas exportações de petróleo serem severamente reduzidas pelo terceiro mês em janeiro, enquanto tenta encontrar novos compradores em meio às sanções dos Estados Unidos, apesar de seus clientes tradicionais terem garantido isenções, segundo dados de petroleiros e fontes do setor.

As exportações de petróleo do Irã em novembro, quando as sanções entraram em vigor, despencaram para menos de 1 milhão de barris por dia (bpd), ante vendas regulares de 2,5 milhões de bpd em abril, levando-as de volta para onde estavam durante as sanções anteriores, entre 2012 e 2016.

Segundo fontes de três empresas que rastreiam as exportações iranianas, os embarques do Irã permaneceram abaixo de 1 milhão de bpd em dezembro e não devem ultrapassar esse nível em janeiro, apesar de um aumento na comparação mensal.

"Em janeiro, espero um ligeiro aumento na segunda metade do mês, com a retomada asiática", disse uma das fontes. "Por enquanto, estou prevendo em torno de 900 mil bpd para janeiro."

Uma das fontes disse que as remessas reais até agora em janeiro estavam em cerca de metade desse número.