Banco do Brasil lidera ranking de reclamações no 4º tri, diz BC
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil liderou o ranking de reclamações de clientes no quarto trimestre entre os grandes bancos do país, divulgou o Banco Central nesta terça-feira.
O banco controlado pelo governo federal teve no período 1.585 queixas consideradas procedentes, resultando no índice de 24,98, o maior dentre todas as 11 instituições com ao menos 4 milhões de clientes.
A reclamação mais frequente ao regulador por clientes do BB foi a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 304 casos.
Em nota, o BB afirmou que "está trabalhando para retornar ao seu nível histórico nesse ranking, ficando fora das quatro primeiras posições".
O Santander Brasil ficou em segundo no ranking, com índice de 24,04, seguido pelo Bradesco, com 23,52. Banrisul, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco vieram a seguir da quarta à sexta posições, respectivamente.
Em volume de reclamações, porém, o Bradesco foi o primeiro, com um total 2.262 registros. Na medição que contempla também as reclamações não reguladas, como relatos de insatisfação com o atendimento prestado na agência, o Bradesco também liderou, com um total de 10.097 queixas.
Em nota, o Santander afirmou que "trabalha continuamente (...) para garantir a satisfação dos consumidores e que está empenhado para prestar o melhor atendimento aos clientes.
O Bradesco comentou em nota que "reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco.
A Caixa afirmou ter melhorado seus processos, o que fez com que o banco saísse da liderança do ranking no começo do ano para ocupar o quinto lugar no quarto trimestre.
Também em nota, o Itaú Unibanco afirmou que busca aumentar a eficácia do atendimento constantemente e que sua posição no ranking demonstra que a instituição está "no caminho certo".
(Por Aluísio Alves)
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