IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

JPMorgan tem resultado abaixo do esperado com queda em mercado de bônus

15/01/2019 12h06

(Reuters) - O JPMorgan Chase divulgou nesta terça-feira resultado trimestral abaixo do esperado, atingido por baixa atividade no mercado de bônus, o que minimizou ganhos com juros maiores e crescimento na carteira de crédito.

As ações do maior banco dos Estados Unidos em ativos caíam 3 por cento antes da abertura dos negócios, com a queda na receita em três das quatro principais áreas de negócios da instituição financeira no quarto trimestre.

A receita com renda fixa recuou 18 por cento pressionada por picos de volatilidade no final de 2018. Motivo citado pelo Citigroup na segunda-feira ao comentar a queda acentuada na atividade do segmento.

As mesas de negociação de bancos têm sido abaladas por preocupações sobre o crescimento global e pela guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos contra a China.

"Conforme entramos em 2019, pedimos aos líderes do nosso país para adotarem um tom colaborador e construtivo, que poderia reforçar a confiança do consumidor e de empresários, que já está forte", disse o presidente-executivo do JPMorgan, Jamie Dimon.

O lucro líquido trimestral do JPMorgan subiu 67 por cento, para 7,07 bilhões de dólares, ou 1,98 dólar por ação, sobre igual período do ano anterior, quando o banco foi atingido por encargo extraordinário relacionado à reforma tributária nos EUA. O resultado, porém, não cumpriu expectativas de analistas, que esperavam, em média, lucro de 2,20 dólares, segundo dados da IBES Refinitiv.

A carteira de crédito do banco cresceu 6 por cento no trimestre na comparação anual.

A receita subiu 4,1 por cento, para 26,8 bilhões de dólares ante expectativa média de analistas de 26,83 bilhões de dólares.