IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANP aprova 9 empresas para oferta permanente de áreas, incluindo Eneva e Wintershall

17/01/2019 12h30

SÃO PAULO (Reuters) - Uma comissão de licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a inscrição de nove empresas para participação na chamada oferta permanente de áreas de exploração de petróleo e gás, incluindo a elétrica brasileira Eneva e a alemã Wintershall [WINT.UL].

Segundo publicação da agência no Diário Oficial da União desta quinta-feira, foram validadas também as inscrições das empresas Central Resources, Construtora Kamilos, Eagle Exploração, Guindastes Brasil, Petrosynergy, Petro-Victory Energia e Tucano Serviços.

A oferta permanente colocará a disposição dos interessados, para declaração de interesse, 158 blocos exploratórios em 20 setores de 8 bacias sedimentares brasileiras, incluindo 90 blocos nas bacias terrestres do Paraná, Parnaíba e Recôncavo e 68 blocos nas bacias marítimas de Campos, Ceará, Potiguar, Santos e Sergipe-Alagoas.

Segundo a ANP, uma vez apresentadas declarações de interesse e ofertas pelas empresas inscritas, a comissão de licitação divulgará um cronograma para realização de um ciclo para apresentação das ofertas em até 90 dias.

A Eneva já atua na produção de gás natural na bacia terrestre do Parnaíba e na geração térmica, e a companhia tem falado que pretende expandir seu modelo de uso do gás próprio para produção em outras bacias.

Já a Wintershall, do grupo BASF , foi uma das vencedoras da 15a Rodada de Licitação da ANP, em março passado, quando ficou com sete áreas, algumas individualmente e outras em consórcios.

(Por Luciano Costa; edição de Marta Nogueira)