Negociador da UE diz que Brexit sem acordo é cenário padrão
BRUXELAS (Reuters) - O negociador da União Europeia para o Brexit, Michael Barnier, disse nesta quarta-feira que uma saída do Reino Unido do bloco sem um acordo é o cenário padrão e que o fato de que a maioria da Câmara dos Comuns é contra isso não impede que aconteça.
"Preparar para um cenário sem acordo é mais importante agora do que jamais foi, mesmo que eu ainda espere que possamos evitar este cenário", disse Barnier a uma reunião de empregadores e organizações trabalhistas em Bruxelas.
"Hoje há duas maneiras possíveis de deixar a UE: numero um, uma saída organizada baseada no acordo que construímos passo a passo com o Reino Unido nos últimos 18 meses. Número dois, uma retirada desordenada, deixando a UE sem um acordo, é o cenário padrão e parece haver uma maioria na Câmara dos Comuns que se opõem à falta de acordo", afirmou.
"Mas a oposição ao não-acordo não vai impedir o não-acordo de acontecer", afirmou, acrescentando que será necessário que os britânicos encontrem uma maioria a favor de uma outra solução para a saída desordenada.
Ele falou em inglês, em vez do francês que é sua língua nativa, algo que costuma fazer quando quer que lideranças no Reino Unido tomem nota particularmente de suas declarações.
(Reportagem de Alastair Macdonald, Gabriela Baczynska e Jan Strupczewski)