IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lagarde alerta sobre excesso de dependência em flexibilização monetária

24/01/2019 12h17

Por Leika Kihara e Alessandra Galloni

DAVOS, Suíça (Reuters) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, alertou nesta quinta-feira que os países não devem depender tanto da política monetária para combater outra crise econômica, pedindo reformas estruturais e fiscais para aumentar a resiliência de suas economias a choques.

Lagarde também concordou com a abordagem do Federal Reserve de se basear nos dados econômicos para redefinir o ritmo dos futuros aumentos de juros, já que as disputas comerciais intensas afetam as perspectivas econômicas.

O Fed está entre os poucos bancos centrais que ainda tem "um pouco" de espaço de medidas econômicas para aumentar os estímulos, disse ela.

"Seria muito bom se as economias em geral não tivessem que depender mais dos bancos centrais para resistir ao próximo choque", disse Lagarde a autoridades no Fórum Econômico Mundial, na estação de esqui suíça de Davos.

"As autoridades precisam realmente tomar as medidas corretas quando se trata de políticas fiscais, e de completar as reformas", disse ela.

(Por Leika Kihara e Alessandra Galloni)