Tendência de resultados corporativos nos EUA alimenta temor sobre perspectiva para 2019
Por Caroline Valetkevitch
NOVA YORK (Reuters) - As empresas norte-americanas estão superando as expectativas de analistas nesta temporada de resultados, mas em menor grau que o normal, e as companhias que compõem o S&P 500 não devem obter um aumento nos lucros no primeiro trimestre de 2019.
A tendência ressalta temores sobre um potencial declínio nos lucros este ano, mesmo com as ações fechando o melhor mês de janeiro das últimas três décadas, quando o índice S&P 500 se recuperou de uma queda no final do ano passado.
Os lucros do quarto trimestre são estimados em até 15,5 por cento maiores que os de um ano atrás, baseados no resultado de quase metade das empresas do S&P 500.
Esse crescimento é historicamente forte, mas decepcionante em duas frentes.
A taxa é notavelmente mais devagar que nos três trimestres anteriores de 2018, quando os cortes de impostos corporativos do governo Trump alimentaram os ganhos. O aumento de lucro esperado para todo o ano de 2018 é de 23,6 por cento, de acordo com dados do Refinitiv.
Além disso, dadas as recentes tendências históricas nas taxas de lucro, investidores podem esperar que o crescimento acelere ainda mais no período.
A taxa de crescimento do lucro trimestral normalmente cai na época de divulgação de resultados para, em seguida, reverter a situação, conforme as empresas começam a apresentar os números, muitas vezes superando as expectativas de analistas.
Até agora nesta temporada de resultados, o percentual pelo qual as empresas estão superando as estimativas para o S&P 500 é de 2,8 por cento, comparado com uma média de 5,4 por cento nos últimos oito trimestres, de acordo com dados do Refinitiv.
Se o índice estivesse batendo as estimativas pela mediana recente, o crescimento do lucro no quarto trimestre seria agora estimado em 17,4 por cento, em vez de 15,5 por cento, disse David Aurelio, analista sênior de pesquisa do Refinitiv.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.