Topo

Gastos estatais ajudam economia da Alemanha a evitar a recessão no 4º tri

22/02/2019 07h19

BERLIM (Reuters) - Gastos estatais mais altos ajudaram a Alemanha a evitar a recessão no quarto trimestre, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, uma vez que as exportações falharam em fornecer força para a economia.

Dados detalhados divulgados pela Agência Federal de Estatísticas confirmaram que a economia estagnou no quarto trimestre, após contração antes.

Veja também

Detalhes dos dados mostraram que os gastos estatais subiram 1,6 por cento, contribuindo com 0,3 ponto percentual para o desempenho econômico.

As exportações e importações avançaram 0,7 por cento cada no trimestre, e assim a balança comercial não deu contribuição.

O consumo privado, que vem sustentando a economia conforme as exportações enfraquecem devido a atritos comerciais e gargalos em novos registros de carros, cresceu apenas 0,2 por cento e sua contribuição foi de apenas 0,1 ponto.

O economista-chefe do VP Bank, Thomas Gitzel, disse que regras mais rigorosas para emissões que haviam prejudicado as vendas no setor automotivo pesaram tanto sobre as exportações quanto sobre o consumo privado.

"Esperamos um efeito de recuperação no trimestre atual", escreveu ele em nota.

(Reportagem de Joseph Nasr)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gastos estatais ajudam economia da Alemanha a evitar a recessão no 4º tri - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia