IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Klabin cancela assembleia para votar incorporação da Sogemar

06/03/2019 20h24

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin anunciou nesta quarta-feira o cancelamento de uma assembleia de acionistas para votar a proposta da incorporação da Sogemar, num importante revés nos planos da fabricante de papel e celulose para deixar de pagar royalties por uso de marcas.

A companhia tem por contrato o direito de explorar marcas de titularidade da Sogemar, entre elas o próprio nome Klabin, mediante o pagamento de royalties, que são calculados com base em um percentual do faturamento líquido.

Como forma de não ter de abrir mão das marcas e ao mesmo tempo não ter de pagar mais os royalties, a Klabin negociou a incorporação da Sogemar.

Em contrapartida, a Klabin ofereceria à Sogemar ações ordinárias que equivaleriam a 50 por cento do valor presente do fluxo de pagamento dos royalties.

A assembleia havia sido convocada para acontecer no próximo dia 14 de março.

No entanto, um investidor da Klabin se opôs ao negócio, sugerindo em vez disso que a Klabin rescindisse o contrato com a Sogemar em definitivo.

"A Companhia lamenta informar haver recebido nesta data, da Sogemar, correspondência comunicando que, à luz da campanha lançada por um único investidor da Klabin contra a incorporação e para que não haja dúvida de que atuou todo o tempo exclusivamente em reação às discussões provocadas pela diretoria da companhia, decidiu retirar o consentimento à sua incorporação pela companhia", diz trecho do fato relevante.

"Diante disso, o conselho de administração da companhia decidiu, também nesta data, cancelar a convocação da AGE prevista para ocorrer em 14 de março de 2019, tendo em vista a perda de seu objeto e convocar a assembleia geral extraordinária requerida pelo único investidor reclamante, uma vez atendidas certas formalidades por ele ainda não observadas", completa o documento.

(Por Aluísio Alves)