IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselho da Pré-Sal Petróleo nomeia José Eduardo Gerk como novo diretor-presidente

28/03/2019 17h04

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) nomeou nesta quinta-feira o engenheiro mecânico José Eduardo Vinhaes Gerk como novo diretor-presidente da companhia, que assume o cargo em 1º de abril para um mandato de dois anos, informou a companhia em nota à imprensa.

Gerk também será um dos cinco membros do colegiado da empresa, que representa o governo nos contratos de partilha de produção, sendo responsável pela comercialização de petróleo e gás natural da União, além de atuar nos acordos de individualização da produção.

Formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela COPPE/UFRJ e especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras, Gerk tem 30 anos de experiência na indústria de petróleo e gás.

O engenheiro iniciou sua carreira na Petrobras, posteriormente atuou como consultor e gestor de empresas e é professor titular do curso de engenharia da Universidade Veiga de Almeida.

O executivo terá, entre outros desafios, o de contribuir para dar sequência nos leilões de áreas de exploração e produção em regime de partilha de produção, em especial do leilão dos excedentes da cessão onerosa, disse a PPSA.

José Eduardo Gerk substituiu Ibsen Flores Lima, que presidiu a PPSA de novembro de 2016 a março de 2019.

(Por Marta Nogueira)