EXCLUSIVO-Sauditas ameaçam deixar de usar dólar no comércio de petróleo por 'Nopec'
LONDRES/DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita está ameaçando vender seu petróleo em outras moedas que não o dólar, se Washington aprovar um projeto que expõe integrantes da Opep a processos antitruste nos Estados Unidos, disseram três fontes familiarizadas com a política saudita.
As pessoas disseram que a opção foi discutida internamente por altos funcionários do setor de energia saudita nos últimos meses.
Duas das fontes disseram que o plano havia sido discutido com os membros da Opep e uma fonte disse que Riad também relatou a ameaça a altos funcionários de energia dos EUA.
As chances de o projeto dos EUA, conhecido como "Nopec", ganhar força são pequenas, e a Arábia Saudita provavelmente não seguiria adiante com a ameaça, mas o fato de Riad considerar um passo tão drástico é um sinal do aborrecimento do reino sobre a potencial questão legal dos EUA que desafia a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
No improvável acontecimento, Riad abandonaria o dólar, minaria o status de principal reserva do mundo da moeda, reduziria a influência de Washington no comércio global e enfraqueceria a capacidade dos EUA de impor sanções aos estados-nação.
"Os sauditas sabem que eles têm o dólar como opção nuclear", disse uma das fontes familiarizadas com o assunto. "Os sauditas dizem: deixem os americanos passarem a Nopec e seria a economia dos EUA a desmoronar", disse outra fonte.
O Ministério da Energia da Arábia Saudita não respondeu a um pedido de comentário.
(Por Dmitry Zhdannikov, Rania El Gamal e Alex Lawler)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.