IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq bate recorde com dados de emprego respaldando otimismo com economia

03/05/2019 17h35

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos tiveram um amplo rali nesta sexta-feira, depois que o crescimento mais forte que o esperado na geração de empregos em abril combinado com ganhos salariais muito contidos no país deixou investidores otimistas sobre a economia norte-americana e o cenário para taxas de juros.

O índice Dow Jones subiu 0,75 por cento, para 26.504,95 pontos. O S&P 500 ganhou 0,96 por cento, para 2.945,64 pontos. E o Nasdaq Composto teve alta de 1,58 por cento, para 8.164,00 pontos. O Nasdaq fechou numa máxima histórica, enquanto o S&P 500 terminou pouco abaixo do recorde alcançado recentemente. Na semana, S&P 500 e Nasdaq subiram 0,2 por cento, e o Dow Jones caiu 0,2 por cento.

A criação de vagas de emprego nos Estados Unidos saltou em abril, e a taxa de desemprego caiu para uma mínima de mais de 49 anos, a 3,6 por cento. Já os ganhos salariais foram consistentes com inflação moderada.

Os dados corroboram a postura de paciência do Federal Reserve sobre elevar as taxas de juros, o que é positivo para as ações.

"Continuamos a ter um crescimento mais forte e mais forte, e parece que há cada vez menos inflação, o que é realmente estranho. Você normalmente não vê isso, e basicamente o que sinaliza para o mercado é que o Fed ficará parado", disse Jamie Cox, sócio-gerente do Harris Financial Group. "Isso poderia gerar melhores lucros no futuro para as empresas."

Impulsionando o S&P 500 e o Nasdaq, as ações da Amazon.com subiram 3,2 por cento, depois da CNBC informar que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, comprou pela primeira vez ações da gigante do varejo online.

O índice S&P para o setor de consumo discricionário subiu 1,5 por cento, liderando os ganhos entre os 11 principais índices setoriais do S&P 500.

(Reportagem adicional de Sruthi Shankar e Shreyashi Sanyal)