IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Delegado da PF que comandou segurança da campanha de Bolsonaro será diretor da Abin

08/05/2019 18h01

BRASÍLIA (Reuters) - O governo decidiu mudar o comando da Agência Brasileira de Inteligência e nomear o delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem, que foi um dos coordenadores da segurança da campanha do presidente Jair Bolsonaro.

A troca foi confirmada nesta quarta-feira pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general da reserva Augusto Heleno, a quem a Abin é subordinada.

"Nós vamos com muito cuidado, queremos fazer uma troca sem traumas, que não tem nada contra o atual diretor", disse Heleno, justificando que as mudanças na velocidade de informação mudaram o sistema de inteligência.

"A ideia é colocar alguém de outra área de inteligência para ter uma integração maior e uma rapidez maior nas atividades de inteligência."

Ramagem está hoje lotado na Secretaria de Governo, como assessor especial do ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Essa será a segunda vez que a Abin será dirigida, nos anos recentes, por um delegado da PF. Paulo Lacerda deixou a diretoria-geral da Polícia em 2007 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dirigir a Agência.

Segundo Heleno, não há ainda uma data para a nomeação de Ramagem, que substituirá Janér Tesch Hosken Alvarenga, servidor de carreira da agência indicado em 2016, no governo de Michel Temer.

"Não estabeleci ainda porque quero fazer uma troca muito tranquila, uma passagem de cargo absolutamente consciente, bem conduzida. É apenas uma troca para modificar um pouquinho a filosofia do nosso sistema de inteligência", explicou o ministro.

Antes de assumir, Ramagem terá que passar por sabatina no Senado.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)