IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MRV tem lucro recorde no 1º tri, prevê resultados mais fortes no 2º

08/05/2019 18h49

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A MRV, maior construtora de imóveis residenciais da América Latina, divulgou nesta quarta-feira crescimento de dois dígitos no lucro líquido do primeiro trimestre, marcando um recorde para o período, apoiada na diluição de despesas em meio a receitas maiores.

A companhia lucrou 189 milhões de reais entre janeiro e março, superando em 18,2 por cento o desempenho apurado um ano antes, mesmo com o contingenciamento do orçamento de recursos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) nos primeiros meses do ano.

"Os resultados foram recordes para o período e o segundo trimestre tende a ser ainda melhor porque a demanda é parecida, mas o cronograma de lançamentos é mais robusto", disse o copresidente-executivo da MRV, Rafael Menin, em entrevista à Reuters nesta quarta-feira.

No primeiro trimestre, a construtora lançou o equivalente a 1,09 bilhão de reais em Valor Geral de Vendas (VGV), alta de 35,9 por cento na comparação anual. As vendas líquidas contratadas subiram 6 por cento na mesma base, para 1,3 bilhão de reais.

Como resultado, a receita operacional líquida cresceu 23,9 por cento, para 1,49 bilhão de reais, enquanto a linha de despesas gerais e administrativas subiu apenas 1,3 por cento, para 85 milhões de reais.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu 273 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 19,2 por cento ano a ano.

Paralelamente ao balanço, a MRV ainda anunciou a distribuição de 492 milhões de reais em dividendos neste ano, sendo 164 milhões de reais em 13 de junho e 328 milhões de reais no segundo semestre.

Desde a abertura de capital, em 2007, a construtora já retornou aos acionistas cerca de 3,5 bilhões de reais, quase o dobro do total captado no mercado acionário, de acordo com Menin.

As ações da MRV encerraram a quarta-feira em alta de 0,88 por cento, cotadas a 14,93 reais, acumulando ganho de 20,8 por cento até agora neste ano.